domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ex-pectativas


Você tem expectativas e sua suposta falta delas nada mais é do que o reflexo daquilo que você desejava e falhou.

Não adianta tentar fingir que você não tem expectativas. Minta para o mundo, mas você consegue mentir para si mesmo mesmo que o exteriorize de forma convincente? Você tem expectativas e sua suposta falta delas nada mais é do que o reflexo daquilo que você desejava e falhou.

Quem vai para a final de uma Olimpíada desejando vencer a medalha de prata e rejeitando a de ouro? Quem sonha em tornar-se uma pessoa cada vez mais gorda? Quem sonha em “sofrer” de acne ou em ser feio? Quem é que não quer sentir-se amado? Todos possuem expectativas, muitas delas reprimidas até por nós mesmos temendo comentários daqueles que amamos e detestamos. Bem, queremos ser mimados e só condena isso quem gostaria de ser e nunca foi.

Expectativas como a de que você soubesse que gosto de sua companhia e gostaria que você ficasse mais um pouco por mim. Venha até mim e diga e demonstre gostar realmente de mim. Expectativa de você reparar que mudei alguma coisa na minha aparência para agradar você – e dessa vez você percebeu por conta própria. Expectativa de não sofrer do Mal de Cláudia.

Expectativa de tornar-se uma pessoa profissionalmente bem-sucedida, reconhecida pelo meu talento. De estar cercado de pessoas que se interessem pela pessoa que você é, não por aquilo que possui. De ter amigos sinceros que tem coragem para dizer a você aquilo que você não vai gostar de ouvir, mas precisa para seu próprio bem. Expectativa de comentários num blog.

Queremos nos destacar em alguma coisa. Se nossa vida amorosa afunda como o Titanic, que nossa vida profissional seja ascendente como o salário dos deputados. Expectativa de ter algo maior e melhor. Expectativa de que nossas expectativas não se tornem ex-pectativas.

E quais são as suas? Quais suas expectativas e ex-pectativas?

3 comentários:

  1. todo mundo tem expectativas, ambições e cabe a cada um ir atrás de suas realizações.
    algumas coisas podem não dar certo, mas isso não é motivo pra se desanimar. eu sou a favor do 'tente outra vez'.

    ResponderExcluir
  2. Espectativa de não virar ex-pectativa é a minha espectativa no momento. Eu acho.

    Já reparou como essa palavra é estranha? oO

    ResponderExcluir
  3. Estou tentando algo ousado: não acalentar expectativas da mesma forma que eu não procuro mais pela felicidade.

    O que faço é gostar da vida. Sem expectativa: tenho o que preciso agora. Amanhã? Deixe para amanhã, verei do que preciso. Felicidade? Procurá-la pode afugentá-la. Quando não procuramos e não criamos expectativas, vivemos.

    Eis o primeiro grande passo.

    Abs

    ResponderExcluir