domingo, 4 de julho de 2010

Personagens


Imagine que você possa se reinventar. Imagine que você possa atingir a perfeição. Não é um sonho, é realidade. Não é feitiçaria, é tecnologia!

Feche os olhos e dê uma olhada para si mesmo. O que você mais gosta e desgosta em você? O que os outros mais gostam e desgostam em você? O que torna você especial e o que torna você desinteressante? Pensou? Bem... não interessa. Não estamos aqui para pensar. Pensar é coisa de gente chata. Estamos aqui para seguir um script que nos levará ao sucesso!

Agora poderemos ser a última bolacha do pacotes. Agora poderemos ser a Coca-Cola gelada no meio do deserto. Imagine-se o rei ou rainha do mundo, imponente em seu trono e os súditos se jogando aos seus pés. Impossível? Não, não é possível. Sim, nós podemos!

Quem sou eu? Temos 1.024 caracteres disponíveis para convencer as pessoas de que somos interessantes.

O tempo passa... quem sou eu? "Ah, eu sou isso..." backspace... "não, não, não, é meio idiota colocar isso"... No fim das contas, é muito difícil dizer quem você é em 1.024 caracteres. Será que isso é muito pouco para dizer as outros a pessoa que sou? Isso consegue mostrar ao mundo o quão especial eu sou? Será que é capaz de dizer fielmente quem eu sou?

Ei, acorde! Quem está interessado na verdade? Em um mundo onde as pessoas estão sempre impacientes e apressadas, quem bancará o detetive da internet que irá perder o seu tempo procurando a verdade? Ir atrás da verdade é cansativo então dou-me por satisfeito pelas suas mentiras - desde que sejam legais, é claro.

Diga que você é aquilo que eles querem que você seja. Jamais revele os seus medos, até mesmo porque você não tem medos. Você é oceano de coragem e de autoconfiança. Escreva que você é uma pessoa que vive intensamente todos os dias como se eles fossem os últimos. Diga que você ama coisas que você não ama, mas ame porque está na moda.

"Mas este aí não sou eu, Peterson!" Lembre-se de que você não tem um compromisso com a verdade e sim, em ser orgástico.

Não somente você é corajoso, autoconfiante, fashion e amante da natureza. Você também é culto. Nietzsche, Schopenhauer, Freud... Você nunca leu nada deles na vida, não sabe de que país eles são, o que escreveram nem nada. Você apenas leu por aí em outros perfis suas frases de efeito e decidiu usá-las por aí para enaltecer a sua cultura e se autoafirmar.

Quem não gosta de mim tem inveja. Sinto pena de gente invejosa.

E então, com o passar do tempo, você se tornará o personagem que você criou. Você será sempre um ponto de exclamação (distorcido, mas ainda sim, um ponto de exclamação) e todo mundo gosta de um ponto de exclamação. As pessoas gostam de pessoas perfeitas.

Este não é você e você sabe. Mas quem liga? Quem gosta de gente que tem dúvidas? Quem admira defeitos, medos, loucuras, fracassos? Sejamos apenas mais um mentira em um mundo de mentiras. Furemos nossos olhos e sejamos felizes para sempre.

Sorria e o mundo sorrirá com você. Chore e você chorará sozinho.

Eu não quero ser um personagem, quero ser uma pessoa de verdade. Eu não quero ser um sábio de 23 anos de idade. Eu quero as minhas dúvidas, quero comer a sobremesa devagar.

Sejamos um ponto de interrogação legítimo ao invés de um ponto de exclamação distorcido.

2 comentários:

  1. No mínimo inusitado e divertido.

    Fiz um post sobre isso no meu blog uma vez, junto com a Kamila.. Chamado 'Você é o seu avatar?'

    ResponderExcluir
  2. isso aí. sejamos autênticos!

    ResponderExcluir