domingo, 31 de janeiro de 2010

Receita de bolo


Ela é simples e fácil de fazer. Se algo der errado, a culpa é sua e somente sua.

Ter uma vida feliz e sem grandes problemas é muito simples. Você apenas precisa juntar alguns ingredientes e seguir corretamente o modo de preparo, e voila! Tudo dará certo. Vamos aos ingredientes:

- 1 colher de sorrisos felizes
- 2 xícaras de paciência
- 5 xícaras de compreensão
- 1 ½ xícara de simpatia
- 1 copo de diversão (isto inclui piadas de pontinhos)
- 25 livros de autoajuda

Você pode dizer:

― Mas Chef Florindo, eu segui esta receita e ela não deu certo. EU QUERO O MEU DINHEIRO DE VOLTA!

Mas será que você fez mesmo tudo certo? Será que misturou os ingredientes da maneira correta? Será que não faltou algum ingrediente ou então você usou uma quantidade maior o menor do que a requerida?

A vida é tão simples, mas as pessoas são tão desconfiadas que acham que ela é tão complicada quanto dar um nó em pingo d’água. É como uma receita de bolo, onde se você seguir corretamente o modo de preparo, tudo dará certo e, se algo fugir do planejado... bem... a culpa foi sua por não tê-la seguido rigorosamente.

― Será mesmo? Se fosse assim, teríamos várias pessoas felizes e o que mais vemos por aí é gente egoísta, frustrada e mal-humorada.

Experimente comer o bolo ainda quente ou quando ele não estiver pronto. Não ficará bom e não ponha a culpa no bolo. Tudo tem o seu tempo, meu amigo. E mais uma vez você não está respeitando o modo de preparo! Lembra das duas xícaras de paciência? Elas estão faltando!

― Glanotski, vratski, odubaye! (resmungando)

As receitas de bolo são absolutas. Se algo der errado, a culpa é sua, somente sua. Não tente inventar desculpas. As pessoas não são doidas, não existe gente piruá. Se há algum doido aqui, esse doido é você. E se você quiser saber por que você é doido, compre o meu mais novo livro, na livraria mais próxima!

....

Preciso contar um Segredo para vocês. Na verdade, as receitas de bolo não são absolutas, embora funcionem muitas vezes. Às vezes o bolo não cresce e eu não consigo explicar por quê. Talvez algumas pessoas sejam piruás mesmo, não reagindo ao calor. Bem, eu me alimento de dúvidas...

7 comentários:

  1. Bem..acho que se tratando da vida é meio complicado que se tem uma receita pra ser FELIZ!!

    Eu creio que o maior engrediente pra ter uma vida "perfeita" é a paciência...porque ela é mesmo como uma receita...a gente pode colocar todos os ingredientes,mas ela pode não crescer!


    Eu acho que tudo tem um tempo determinado pra acontecer ou não.

    E isso que é o dificil,esperar! (:

    Adoro suas filosofias!
    Sem mais.
    Julis

    ResponderExcluir
  2. Chef Florindo,

    eu tenho essa receita há um tempão e, realmente é super fácil e sempre que me ponho a "fazer", dá certo!!

    PS: confesso que cheguei até aqui, somente pela gravura do bolo de chocolate, mas assim que abri e li o conteúdo todo, vi que a receita aqui exposta é muito mais gostosa!

    ResponderExcluir
  3. vc se alimenta de dúvidas? eu queria ter o tempero das repostas. Mais uma excelente análise.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o novo layout e principalmente o post. Sempre tentei fazer um post receita de bolo, mas nunca ficaram bons. hehehe...

    E sobre sua receita... a Auto Ajuda precisa msm ser incluida? Eu nao gosto, nao posso trocar por outro ingrediente?

    Teh mais Chef!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Peterson!

    Às vezes realmente não seguimos a receita ao pé da letra mesmo. Colocamos ingredientes para menos, e achamos que não fará muita diferença. Às vezes o forno não é devidamente pré-aquecido, ou não misturamos os ingredientes o suficiente. Se olharmos desta forma, a culpa é realmente nossa. Mas se algo ainda não deu certo na nossa vida, talvez não seja porque fizemos algo errado, mas talvez seja porque ainda não é a hora de acontecer. É aí que devemos nos munir de paciência e humildade para saber esperar.

    Ótimo texto!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Uh-lá-lá! Mas que bela receita, essa deveria estar em diversos livros para que todos pudessem aproveitar essa delícia!

    Mas sabe que há dois ingredientes complicados de se encontrar aí na sua receita? É a paciência e a compreensão. Nossa, bati na porta da vizinha pedindo uma xícara que fosse de compreesnão e ela não tinha; saí para comprar um pacotinho desse ingrediente e não encontrei. Achei a paciência, mas à custa de muita simpatia, que é uma xícara que anda cheia aqui por casa.

    Nesta receita eu acho que não deve faltar nenhum ingrediente mesmo. Senão "desanda", como diria minha avó - e se errar a mão e exagerar, também "desanda". O equilíbrio nestes ingredientes é necessário.

    Enfim, é isso aí. Você está escrevendo cada vez melhor, é nítido!

    Um abraço! E parabéns!

    ResponderExcluir
  7. eu não gosto de cozinhar, mas adoro assar. e fazer bolos é minha especialidade.

    quando a culpa quando algo dá errado, realmente é de quem fez o bolo, não colocou fermento em quantidade adequada ou não esperou o forno esquentar.

    ainda bem que não sou piruá!

    ResponderExcluir