domingo, 9 de dezembro de 2007

Humilhações


É uma maquiavélica e prazerosa sensação de poder. É um símbolo de arrogância, narcisismo e falta de respeito pelo ser humano.


A sensação de ser humilhado não é nada agradável. Você percebe o ódio, a revolta, o sarcasmo no tom de voz, no modo de expressar-se e no olhar de quem humilha. Uma sensação que dá medo. Quem é humilhado sente o tom pesado das palavras. Sente que não significa nada. Sente-se horrível. A situação piora quando quem o humilha é uma pessoa pela qual ele sentia afeto e respeito.


Há várias formas de humilhação em diferentes fases da vida, com pessoas diferentes e com situações diferentes. Uma pessoa pode começar a ser humilhada logo na infância. É importante que uma criança cresça com sonhos e esperanças e que ela seja incentivada a correr atrás desses seus ideais. Uma criança sem sonhos provavelmente se tornará um adulto infeliz e frustrado. É importante não priva-las deles. É importante deixa-las serem crianças e viver a infância. Seria humilhante para uma criança se ela ouvisse seu pai ou sua mãe lhe dizerem para parar de sonhar e que ela nunca se tornará aquilo que ela quer ser.


A intolerância já humilhou milhares de pessoas. Hitler torturou, explorou, humilhou e, por fim, matou de forma fria e cruel milhares de judeus e outras minorias que ele considerava como sendo “indesejáveis”. Na África do Sul, o Apartheid era uma forma legalizada de humilhar os negros, maioria da população. Havia estabelecimentos onde era proibida a entrada de negros. A mulher era e ainda é humilhada no Brasil e no mundo. Muitas sofrem abusos, são espancadas pelo marido e são tratadas como objetos a serviço do homem e para o homem.


O abuso de poder é uma forma comum de humilhação. No serviço militar, acontecem muitas formas de humilhação envolvendo violência física e tortura psicológica. Uma vez, vi na televisão um caso onde militares eram torturados com queimaduras e choques elétricos. A polícia é famosa por abusar da autoridade. Muitos policiais espancam, insultam e fazem tortura psicológica em suas vítimas, que nem sempre são bandidos e são tratados como se fossem.


Na sociedade, pessoas invisíveis são humilhadas constantemente, sendo desprezadas pelas várias pessoas “superiores” socialmente e inferiores de espírito. Na mídia, programas de TV de mau gosto fazem apologia à humilhação dos mais pobres por sua posição social, aos idosos e a intolerância. O pior de tudo é que esses programas fazem um lamentável sucesso.


Há praticas de trotes graves nas universidades, que podem incluir desde comer uma comida já mastigada até agressões físicas. O caso mais famoso que ganhou repercussão nacional ocorreu em 1999. O estudante Edison Tsung Chi Hsueh, calouro de família chinesa, aprovado na Faculdade de Medicina da USP, foi vítima de um trote, onde faleceu afogado em uma piscina.


O lugar mais comum para uma pessoa ser humilhada é no trabalho. Pode começar pelo mais grave, o conhecido teste do sofá, que constitui em crime de “assédio sexual”, ou então, pode começar pelo “assédio moral”, que constitui em uma infração que pode ser julgada por condutas previstas no artigo 483 da CLT. Eu já fui vítima de assédio moral, como registrei nesse blog em Agosto. Em Pernambuco, assédio moral já constitui crime, de acordo com a lei estadual nº. 13.314, de 15/10/2007.


Assédio moral, para quem não sabe, é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização. Por ser algo privado, nem sempre a vítima consegue na justiça provar o que sofreu, principalmente porque tem dificuldade de conseguir testemunhas, porque estas preferem se calar a colocar o emprego em risco.


Esses são alguns exemplos de humilhações. Jamais baixe a cabeça ao ser humilhado e aceite isso. Se a pessoa que lhe humilhou realmente se arrependido e lhe pedir desculpas, o que é raro, fica a seu critério perdoar ou não. Só você sabe o que passou. Só você sabe o que ouviu. Só você sabe o quanto doeu. Caso contrário, ela não o fizer, ela realmente não merece a sua consideração ou algum sentimento bom da sua parte. Se o tipo de humilhação da qual você for vítima constituir um crime, denuncie! Ninguém tem o direito de lhe constranger ou ofender a sua dignidade.

6 comentários:

  1. Depois de sofrer uma humilhação grave a pessoa só tem uma opção: ou se torna mais forte e luta ou se revolta com tudo...
    A dor de uma humilhação não se esquece.
    (www.pollyok2.zip.net)

    ResponderExcluir
  2. É, já fui muito humilhada em toda a minha vida mas tudo pelo que eu passei serviu para me deixar mais forte e hoje nem me abalo quanto tentam me pôr para baixo. Já tive muita raiva da vida e não desejo isso para ninguém. Não há nada que doí mais do que isso, por isso as pessoas precisam tomar cuidado com as palavras porque elas ferem. Eu sei muito bem disso

    ResponderExcluir
  3. Eu sinto q estou sendo humilhada atualmente!
    Porém a única coisa q posso fazer é ter pena dessa(s). No caso de pessoas ricas (ou q se acham ricas) q humilham pessoas pobres (ou q elas acham q são pobres) a única coisa q podemos fazer é sentir pena da pessoa "rica", porque se p ela dinheiro lhe dá esse poder de humilhar uma outra q ela acha ser inferior, é sinal q a pessoa rica é digna de dó, pq é lamentável uma pessoa pensar assim, ela sim q é a pobre coitada, pq o dinheiro dela não pode comprar ética e sentimentos bons!...
    Pessoas q humilham, normalmente é pq se sentem superior, ou inferior...no caso de se sentirem inferiores, elas precisam humilhar a outra pessoa p sentir bem...
    Sem comentários, é lamnetável, é revoltante!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post, pois não existe um sentimento pior do que a humilhação. Seja entre amigos, numa relação ou numa família, nada pior do que se sentir anulado por palavras ditas unicamente para ferir.

    Grande Abs.

    ResponderExcluir
  5. muito bom este texto,estou fazendo um trabalho sobre humilhaçaõ social e ele me ajudou muito.....

    ResponderExcluir
  6. muito bom este texto,estou fazendo um trabalho sobre humilhaçaõ social e ele me ajudou muito.....

    ResponderExcluir