domingo, 15 de julho de 2007

Assassinaram a gramática


O português é a quinta língua mais falada no mundo e há várias pessoas que não sabem como ler, escrever e falar corretamente.


É do conhecimento de todo mundo que somos um país onde muita gente comete erros de português. É claro que errar uma palavrinha ou outra é perfeitamente normal, mas o problema é quando falar ou escrever errado torna-se perfeitamente normal para muita gente.


Desde que a internet se tornou acessível para a grande maioria dos brasileiros, principalmente os jovens passaram a ficar ainda mais relaxados com a forma de escrever do que de costume. O pior de tudo nessa linguagem da internet são aqueles emoticons que são uma palavra em si. Você não tem nada escrito lá. Apenas hieróglifos.


A maioria escreve as palavras do jeito que as pronuncia (e geralmente pronunciam-nas de forma errada) usando a fonética das letras para encurtá-las que nada mais é do que uma modinha de escrever da internet. A maior modinha de todas é a linguagem “miguxa”, aquela que consiste em usar várias vezes a letra “x” substituindo as letras “s” e “ch” na maioria das vezes. Essa forma de escrita já foi uma febre, mas diminuiu quando se tornou um dos vários símbolos “emos”.


Já li em vários blogs posts sobre de placas com erros de português de doer os olhos. Eu considero esse tipo de post de um tremendo de um mau gosto. Em primeiro lugar porque já é algo desagradável de se ler. Segundo, porque o autor não tem criatividade para escrever sobre algo mais interessante. E terceiro porque quem escreve essas placas não tem estudo, então não esperem que ela seja um Professor Pasquale da vida que conhece todas as regras de ortografia e gramática de cabo a rabo.


Ainda sobre esses cartazistas que escrevem errado, existem aqueles que chegam a ser obcecados pelo uso de acentos gráficos. O maior exemplo de é o acento circunflexo na palavra “coco” (fruto do coqueiro). Muita gente escreve “côco” para diferenciar de cocô (excremento). Isso é ridículo! Pior do que as pessoas que não sabem de nada, são aquelas pessoas que não sabem de nada, mas acham que sabem de tudo, e acabam fazendo papel de ridículo.


Erros de gramática também são bastante comuns e são eles que dificultam o entendimento de tudo. Eu sei que muita gente não consegue nem ler alguma coisa que esteja corretamente pontuada, fazendo algumas coisas que eu escrevo perderem o sentido, principalmente as minhas frases exclamativas. E por falar em exclamação, essa é muito usada. Inclusive tenho amigos que usam várias exclamações até quando fazem perguntas. Um ponto, uma vírgula, ou qualquer acento gráfico no lugar errado podem mudar totalmente o sentido de uma palavra e até mesmo de uma frase. Vou dar alguns exemplos:


Acentuação gráfica:

Situação: um jornal escreveu uma manchete sobre uma freira estava atuando como padre em uma igreja. Repare que o uso ou não do circunflexo no verbo “poder” mudaria o entendimento sobre os fatos.


1. “A freira só pode atuar como padre com uma autorização do Papa”.

2. “A freira só pôde atuar como padre com uma autorização do Papa”.


No primeiro caso, a freira estaria desrespeitando uma lei do Vaticano. Já no segundo, ela não estaria fazendo nada de errado, já que houve uma autorização do Papa para tal.


Ortografia:

Situação: Eloísa enviou um scrap para Silvana, sua prima, para ela enviar os convites de sua festa de aniversário. Nesse convite (sem pontuação nenhuma) ela escreveu:


“Enviar o convite para Ana e Carol de jeito nenhum quero o Tiago na minha festa”.

Silvana resolveu pontuar a mensagem antes de convidar os amigos de Eloísa para a festa. Ela pensou que sua prima não quisesse as garotas na festa para que pudesse ficar com Tiago. Silvana entendeu a mensagem da seguinte maneira:


“Enviar o convite para Ana e Carol de jeito nenhum. Quero o Tiago na minha festa”.

O que Silvana não sabia é que Eloísa queria Ana e Carol na festa dela, e não queria o Tiago lá nem pintado de ouro. No final, Tiago foi o maior beneficiado, pois pôde comer docinhos a noite toda.


A má educação nas escolas, com professores desmotivados e que não tem capacidade de tornar suas aulas mais atraentes, somadas as modinhas que os jovens amam seguir, fazem com que esse crescente problema das pessoas escreverem e falarem errado aumentar. Escrever corretamente é melhor para todo mundo. Para quem escreve e principalmente para quem lê, já que ela não ficar perdendo o seu tempo decifrando o que lhe foi escrito.

17 comentários:

  1. Escrever errado é foda, mais foda ainda é quando tentam explicar e acabam por foder mais ainda a língua pátria.

    Não sou um professor de Português. Erro e erro muito, mas com o passar dos anos, acredito que melhorarei.

    Abraços
    http://web.mac.com/fabio.c.martins

    ResponderExcluir
  2. só falou falar do estranho miguxês, que mistura ortografia errada com total falta de compreensão das frases!

    ResponderExcluir
  3. Todos os dias o português é assassinado e ressuscitado para ser assassinado de uma forma diferente....(!?!?!)Linguagem miguxa é um absurdo! Não dá pra entender nada! Não é português, de modo algum! O máximo que faço é usar "vc" e "tbm"....
    Ah, linkei seu blog, ok??

    (www.pollyok2.zip.net)

    ResponderExcluir
  4. haha.
    a-do-ro.

    a lingua portuguesa é mesmo muito linda.
    confesso que no começo dessa coisa toda de internet e msn, orku t e pá, me rendi ao "miguxês", mas rapidamente me recperei.

    hoje em dia, só algumas coisas eu escrevo, mas é mais na zuação mesmo, sacumé? haha.

    gostei daqui tambem.

    ResponderExcluir
  5. Tens toda a razão. é muito chato ficar decifrando o que as pessoas querem dizer, e erros banais, primários, é ainda mais chato quando se vê...

    Eu acho muito bonito quando leio um texto gramaticalmente certo, com estilo e blá blá blá

    E poxa, nascemos aqui! Exxcrever axim É perDa dE temPo e Di neuRônioxxx hehehehe

    valeu! abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tenho um amigo que vive mandando emails sem pontuação, fica impossivel de entender. Mixuguês então nem se fala, ainda bem que já está ficando passado. Acho que ninguém tem q ser formado em letras pra escrever corretamente, não é dificil e facilita muito!

    ResponderExcluir
  7. Desde que a internet se tornou acessível para a grande maioria dos brasileiros...

    De acordo com esta matéria, apenas 15% da população brasileira tem acesso à Internet.

    Já li em vários blogs posts sobre de placas com erros...

    [...]fazem com que esse crescente problema das pessoas escreverem e falarem errado aumentar[...]

    Não quero parecer chato, mas já que o texto tem como objetivo criticar os erros de outrem, você deveria ter tido o cuidado de deixá-lo impecável.

    ResponderExcluir
  8. O pior erro ( e eu faço direto ) é MAIS no lugar de MAS

    ResponderExcluir
  9. O português sempre será assassinado. Mas também não se pode exigir que todos falem-no corretamente, visto que muitas pessoas, principalmente as mais antigas, nem estudo para isso têm.
    Gostei do blog.

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com você, mas em meu blog eu costumo me sentir mais traquilo (sei que traquilo tem trema, mas nem sei onde fica isso no terclado do computador =D). Ás vezes pensi que o importante, primeiramente é a idéia a ser transmitida e por último vem a gramatica.
    Quando se é pequeno e se está aprendendo a falar a criança primeiramente visualiza o objeto, depois tenta pronuncia-lo, depois aprende a escrever e por último percebe a gramática (acentuação concordância e etc.)
    veja um exemplo
    A criança vizualiza um árvore.
    depis tenta pronuncia-la, o que muitas vezes sai errado: _"Arvi"
    e depois aprende a escrever: arvore e por último a gramatica: árvore (com acento)
    Até + (é mais facil por + do escrever mais) acho que é desse jeito que a maioria das pessoas pensa.

    ResponderExcluir
  11. No meu comentário anterior eu errei algumas palavras o que não significa que eu nao saiba como se escreve "depois" e "pense". Muitas vezes são erros de digitação. Foi o que aconteceu comigo.
    Sendo assim, se tenho que ficar cuidando de erros gramaticais prefiro o inglês que não tem acentos e nem conjugaçoes de verbo!!
    A gramatica só deve ser usada na escrita! Na fala dane se!!!!
    O importante é a comunicação!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Estou passando por aqui para dar meus parabéns
    pela sua indicação, ao prêmio blog 5 estrelas!
    Seu blog é muito orinal, parabéns 2x!
    rsrs..
    boa semana.
    =]

    ResponderExcluir
  13. com o advento da net as pessoas ficaram mais preguiçosas. algumas ficaram mais burrinhas..:P

    bjusssssssss

    ResponderExcluir
  14. ué? por que sumiu do blog??


    (www.pollyok2.zip.net)

    ResponderExcluir
  15. E ai Peterson!!! sumiu!
    abraço cara

    ResponderExcluir
  16. Escrever errado hoje no mundo dos blogueiros é inaceitável.

    Parabéns
    Seu Blog está ótimo.

    ResponderExcluir