segunda-feira, 2 de abril de 2007

Ler dói?

Leitura, uma atividade que poder ser prazerosa para seres mais inteligentes e uma coisa extremamente chata e forçada para seres que ainda não evoluíram e continuam sendo uns macacos...


Ler dói? Essa é a pergunta que eu me fiz hoje. Eu cheguei em casa e, como manda a tradição, liguei o computador e cá estou eu conectado ao mundo. E como manda a tradição, também fui verificar os meus scraps no Orkut. Então eu leio os seguintes recados da Fram:


“01. FrAm:
;)


02. FrAm:
mes que vem sou eu
me fala daew quandocomeçarr
bjoxxx

migOO


03. FrAm:
eu querrooo

me
candidatarrrrr

boota eu!!!
;P”


A situação era a seguinte: eu sou o dono da comunidade no Orkut “As palhocenses são lindas”. Todos os meses há uma votação para eleger uma capa, e quem vota são os membros que têm direito a um voto. Mês passado, venceu uma garota que mandou scraps automáticos para todos na comunidade (exceto para mim, ironicamente...). E eu não achei legal a vitória dela porque ela foi a única candidata de fato. E não era linda não. Era meio... estranha... Então, para que fatos como esses não se repetissem, pedi para a Fram se candidatar, já que ela é bonita mesmo. Ok, ela se candidatou... mas quando as inscrições se encerraram. E para me estressar de vez, ela, assim como algumas candidatam que tentam se candidatar, ela NÃO LEU as regras! Elas geralmente escrevem “eO querOoO”!, e esse tipo de escrita também me irrita. Essas são as regras (originalmente grafadas no Orkut para chamar a atenção):


Capa da Comunidade – Junho 2007

Inscrições para ser a capa do mês de junho. As candidatas devem se inscrever fornecendo NOME COMPLETO, e sugiro que deixem uma foto bem bonita no álbum do Orkut (preferencialmente de rosto inteiro). A enquete será aberta dia 01/05 para votações.


Boa sorte à todas!


OBS: inscrições que não se encaixarem nos pré-requisitos serão deletadas sem aviso à candidata. Por isso, LEIAM!”


Então, agora vocês já devem saber por que eu fui obrigado a postar os scraps da Fram. Se ela visse isso, ela ficaria possuída, mas como ela não lê meu blog por pura falta de vontade de ler, posso criticá-los à vontade. =)


E não é somente a Fram e mais uma grande maioria do pessoal do Orkut que não saber ler. Eu trabalho em supermercado e há sempre aqueles clientes tapados que nunca sabem achar o preço dos produtos por pura preguiça de ler. O preço pode estar lá, piscando em néon que o cliente sempre vai encher o saco: qual é o preço disso aqui? Talvez se tivesse uma bunda ali, talvez eles prestassem mais atenção no preço. E eu nem vou citar nada sobre pessoas que não lêem o meu blog, pois eu sei que quem lê, tem cérebro.


Além disso tudo, o brasileiro não é de ler livros. Se bem que os preços dos livros não estimulam ninguém a ler. Mas é um mau hábito que vem passando de geração para geração. São raros os pais que estimulam os filhos a ler. As únicas pessoas que se esforçam para isso são os professores de língua portuguesa, mas de vez em quando eles pegam pesado, exigindo que os seus alunos leiam aqueles livros idiotas que ficam falando de nordestino, padre, sertão, índios, e todos esses livros que procuram rotular o “povo brasileiro” como um povo que é isso ou aquilo. Daí não há muita gente que tenha saco mesmo para ler.


Segundo Fanny Abramovich, é através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser outra ética, outra ótica”... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula... Porque, se tiver, deixa de ser literatura, deixa de ser prazer e passa a ser Didática, que é outro departamento (não tão preocupado em abrir as portas da compreensão do mundo).


- É um precioso meio para uma grande fonte de informações: o livro. Seja qual for o assunto sobre o qual você deseja informar-se, desde que ele já sido estudado, há algo escrito a respeito. Resta que o interessado saiba onde procurá-lo.


- É uma atividade básica na formação cultural da pessoa. Além disso, é uma excelente atividade de lazer. A leitura de uma história bem urdida, de um conto, de uma crônica e de diversos outros gêneros literários constitui uma valiosa atividade a ser incluída nos seus períodos de lazer.


- Ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade Neuróbica. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios. Para a mente, ainda não inventaram melhor exercício do que ler atentamente e refletir sobre o texto.


E para finalizar, a leitura é uma atividade extremamente importante para o homem civilizado.

9 comentários:

  1. Cara, o que tem de pessoas que mesmo na faculdade não sabe ler, é incrivel!

    E digo no sentido de fazer uma interpretação do que está escrito. É o pior tipo de analfabeto: o que sabe ler, mas não sabe entender!

    E sobre as concorrentes: aquela que você falou, realmente, meio estranha!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o camarada aí em cima...eu msm conheço uma penca....é frustrante...

    ResponderExcluir
  3. cara, minhas lentes não são anti-reflexo. É que quando eu fui trocar as lentes, elas estavam em promoção.

    Sabe como é, né. Ser deficiente monetariamente é complicado! rs

    ResponderExcluir
  4. Eu aprendi o amor a leitura vendo, desde mto pequena, minha mãe devorando vários livros e revistas, inclusive da Turma da Mônica. Mtas colegas professoras querem que os alunos leiam mais, mas elas mesmas nunca lêem pra seus alunos ou lêem na presença deles, se é que lêem...
    Há pessoas que conheço me dizem na cara dura que nunca conseguem ler meus textos no blog pq são... longos. Elas nem começam! Só de dar uma olhada superficial tem gente que desiste! Nem dá chance ao texto conquistar ou não só por causa de seu tamanho...
    Mas essa é a era do fast-food, né? E a detência é que cada vez mais as pessoas esperem que além de rápidas, já estejam mastigadas!

    ResponderExcluir
  5. Ler não dói!!! Pensar, para alguns...é uma tortura!

    Mas não culpe sua amiga, de repente ela não fala português!!
    Se as regras tivesses sido escritas em miguxês...maybe! ;P

    Querido! Seus conselhos já estou no blog, bem como um novo desafio!
    bjaooo

    ResponderExcluir
  6. Acho que para algumas pessoas ler deve doer sim.

    Mas eu me preocupo comigo e isso já dá mto trabalho!

    =)

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro ler, mas de vez em quando não acho os preços nos produtos hehehe, eu vi uma pesquisa recente que mostra que 67% dos brasileiros não entendem o que lêem, então tá explicado essa o porque dos blogs não serem tão lidos assim, mas conteúdo é o que não falta! Pra quem sabe aproveitar estamos na melhor era pra se ler alguma coisa!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, ainda bem que não sofro desse mal. Se tem uma coisa que eu gosto mais que música, é ler!
    hehehehehe
    abraço!

    ResponderExcluir
  9. O Netmax permite o envio de SMS para vários pontos do mundo e com informação de relatório! Mas o melhor é que é gratuito!

    http://www.zonafinal.com/netmax

    ResponderExcluir