quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

A Globo manda em você

Amada e odiada, a Rede Globo de Televisão sempre teve muita influência na vida do brasileiro em vários aspectos. Isso é inegável. Mas você já parou para pensar no por quê?


A Rede Globo é a emissora de televisão mais importante e poderosa do Brasil e uma das mais importantes do mundo. Há mais de quarenta anos, milhares de pessoas gastaram algumas horas de sua vida sendo entretidos por seus programas. Mas por que muita gente fala mal de seus programas, diz que é amoral, mas acaba vendo?


É verdade que a Globo é uma emissora que se mete em várias questões da vida do brasileiro. Ela geralmente consegue mudar os rumos do Brasil em vários aspectos. Se ela mostrar-se a favor de algum candidato à presidência, ele terá grandes chances de vencer, mas se for contra alguém, pode deixar que perto do dia da votação, ela estará divulgando uma reportagem comprometedora sobre o desafeto no “Jornal Nacional”. Mas ela já foi derrotada, por exemplo, no referendo de 2005, quando vários atores da Globo apoiavam o “Sim”, mas quem acabou vencendo foi o “Não”.


A Seleção Brasileira de Futebol é o patrimônio particular da Globo. Ela cai em cima com tudo. Se ela não está satisfeita com os resultados, ela detona os responsáveis, que vão desde os jogadores, passando pela cabeça do técnico até os dirigentes mais poderosos. Ela criou uma verdadeira “Idade das Trevas” na Era Luxemburgo, quando a seleção foi um fiasco em Sydney e sofria com o sensacionalismo do fantasma de ficar de fora da Copa do Mundo de 2002. A Globo tem o poder de manipular a seleção, já que monopoliza os direitos de transmissão não apenas dos jogos da seleção, como também os da Copa do Mundo de Futebol.


Ela já mostrou seu poder ao forçar a aprovação de algumas leis. Foi o caso da lei que aprovou o “Estatuto do Idoso” durante a época da novela “Mulheres Apaixonadas”, onde o casal de idosos era desrespeitado pelo governo, pela sociedade, e pela malvadíssima Dóris.


A Globo também levantou várias bandeiras em suas novelas das oito. Transplantes de medula óssea, Síndrome de Down, homossexualidade, imigração, drogas, bulimia, racismo, violência doméstica, entre muitos outras, foram as bandeiras levantadas pelas novelas da Globo, que conseguiram mudar algumas leis e fazer o brasileiro pensar (ela tem o poder de fazer o brasileiro pensar!) sobre esses temas, e conseguindo forçar a aprovação de algumas leis.


Não há como negar que a Globo faz parte da vida do brasileiro. Quem não se lembra daquela época em que as pessoas imitavam o Seu Creysson, Pit Bicha, ou que fez o Brasil realmente parar para assistir ao último capítulo de “Celebridade” para resolver a questão “Quem matou Lineu?”, ou para ver a final das primeiras edições de “No Limite” e “Big Brother Brasil”, além da final da Copa do Mundo de 2002?


Muita gente critica a falta de moral da rede por mostrar “coisas que não deve na TV”. No meu serviço, já testemunhei críticas sobre a personagem Giselle, sobre o fato de ela comer e vomitar tudo logo em seguida, e sobre os personagens homossexuais. Mas ser puritano nos dias de hoje é ser cínico. Além disso, isso não é uma realidade para a qual as pessoas querem tapar os olhos para não ver?


Aliás, a Globo é muito contraditória em relação aos homossexuais. Nessas últimas novelas, desde o casal de lésbicas ao atual casal de gays, ela mostra que eles são pessoas normais, como todas as outras, que apenas amam pessoas do sexo oposto. Entretanto, ridicularizam-nos nos programas de “humor”.


Para resumir, a Globo influencia sim na vida das pessoas, mas por quê? Porque as pessoas se deixam influenciar, simplesmente. A Globo sacode as pessoas para a vida com as suas novelas, talvez por isso, elas sempre tem altos índices de audiência. Ela faz mais do que muito político vagabundo. Se ela quiser, mobiliza o Brasil todo a favor ou contra algum movimento político, social, ou qualquer que seja. No geral, a Globo apóia as coisas certas, o que é bom. O que seria do Brasil sem a Globo? Quem é que conseguiria mover os brasileiros em prol de alguma coisa? Quem é que teria o poder de fazer o brasileiro pensar?


O fato é que, querendo ou não, a Globo ajuda muito o Brasil. Se deixar influenciar vai da cabeça de cada um. Se não gosta da Globo, então não assista e vá fazer algo melhor, como ler um livro.

16 comentários:

  1. A globo influencia mt. Principalmente em politica.

    E a seleçao realmente ele mandam e desmandam. Parreira escalou na copa o time que o globoesporte e o galvao tanto pediram nas transmiçoes ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Juliamaris22/2/07 9:55 PM

    Hum...claro q influencia...mas como vc disse vai mesmo da cabeça de cada um...eles conseguem sim mexer com a politica,futebol,criar polêmicas nas novelas,falar de preconceitos...mas eles conseguem bons resultados também...

    ResponderExcluir
  3. Cara, em primeiro lugar não me passou pela cabeça de deixar vc sem comentário!Lógico, vc acredita nisso, se quiser. Acontece que aqui na minha cidade deu a maior chuva, e eu fiquei horas sem ADSL. Mas, sim, dinada, por eu disser que comentei! Não foi nada! :)

    Agora, sobre o teu tópico, putz, vc está certissimo. Eu concordo com vc em vários pontos, mas acho que se o povo brasileiro realmente quisesse, conseguiria se mobilizar sem precisar de TV ou qualquer outra coisa. Teu blog ta muito legal, e peço mil desculpas pela demora. Caso eu seja desculpado, dá uma passado no meu blog, orkut ou sja lá o q for, pra disser o que vc achou do meu comentário. Ou não.

    valeu

    ResponderExcluir
  4. "Mas por que muita gente fala mal de seus programas, diz que é amoral, mas acaba vendo?"

    Isso acontece muito com o BBB, acho que todo mundo fala mal, que não presta, baixaria, nao tem cultura...
    Mas o reality show esta sempre quebrando records de audiencia. Ha uma contradiçao ai, nao há ?

    PS: Te achei nos comentarios da BLABLAISMO

    ResponderExcluir
  5. Esses dias a globo mostrou como a diminuição da maioridade penal nos EUA tinha diminuido a violência no país. Sem dúvida ela tem influencia no Brasil, mas o ruim dela é o foco, que é extremamente capitalista.

    ResponderExcluir
  6. Háá tudo certo, vc estava no seu direito de reclamar, afinal vc não é adivinha huahuahua. Sem ressentimentos? hehehe.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Bem, a Globo não visa somente uma camada da população e uma forma de se dirigir a ela. Segmentos diferentes chamam pessoas diferentes. Vai ver que aí se encontram as "incongruências".

    ResponderExcluir
  8. Globo e revista Veja, tudo farinha do mesmo saco!
    Bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Não quero ser chata, mas não culpo a Globo. Até gosto dela. Está certo que seus programas não são despretensiosos, mas só influencia quem é influenciável ou não teve a educação necessária para contruir m senso crítico - caso de muitos brasileiros telespectadores - infelizmente.
    No mais, bom texto.

    PLIM PLIM!

    bjao

    ResponderExcluir
  10. cara, influencia para o bem em temas sociais, mas politicamente falando é um fator totalmente alienante, e ai vem o problema, mas fora isso, ainda tem seus pontos positivos em relação a outras emissoras de grande porte.

    ps: se puder, conheça meu blog!

    ResponderExcluir
  11. apesar de algumas coisas que nao concordo é uma postagem seria e interessantissima, mto bom parabens

    ResponderExcluir
  12. e é por isso que eu não assisto as novelas :D

    espero que visites meu blog:
    http://www.chaverde.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. É o típico caso... "Desligue a tv e vá ler um livro".

    Hahaha
    Beijos:***

    ResponderExcluir
  14. No geral as pessoas estão programadas pra assistir a Globo, sendo uma espécie de pecado não assistir/saber as novelas e BBB... Eu não sou radical, não! Assisto a programas tanto da Globo qto de outras emissoras.

    ResponderExcluir
  15. Faz muito tempo que não assisto a Globo. Ela deixou de ser minha formadora de opinião desde quando comecei a ter consciencia critica do mundo.

    ResponderExcluir
  16. Olá, seu blog está na minha lista de parceiros!
    espero que se possivel você tambem divulgue o Chá Verde
    em seu blog!
    se você já divulgou apenas ignore esse recado.
    caso queira divulgar acesse:
    http://chaverde.wordpress.com/divulgue-o-cha-verde-em-seu-blog/

    leia sempre!
    http://chaverde.wordpress.com
    comunidade:
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28459247

    ResponderExcluir