terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Big Brother


Daqui a poucas horas milhares de brasileiros não iram dormir depois da novela “Páginas da Vida”. A sétima edição do famoso reality show Big Brother Brasil começará e o brasileiro, sem nada para fazer, vai começar a julgar dezesseis participantes.


Inspirado no livro “1984 de George Orwell, onde um ditador vigia os passos de cada cidadão, surgiu na Holanda em 16 de setembro de 1999 o Big Brother, onde pessoas comuns foram trancafiadas em uma casa com outras pessoas que elas não conheciam, e sem poder manter contato com o mundo exterior, vigiadas por câmeras 24 horas por dia. O programa fez um grande sucesso e já no ano seguinte, o fenômeno se espalhou por outros 19 países, como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Suíça, Suécia e Bélgica. Em todos eles, o programa virou sinônimo de sucesso e audiência.


Em 2001, esse formato chega de forma polêmica ao Brasil com a estréia da Casa dos Artistas, no SBT, onde dozes personalidades famosas (ou quase), também foram vigiadas em uma mansão no bairro do Morumbi, em São Paulo. A Globo acusa o SBT de plágio, pois ela havia comprado formato do programa pela Endemol em 2000 (pelo que me lembro), conseguindo tirar o programa do ar por alguns dias. Em 2002, temendo em não fazer o mesmo sucesso que A Casa dos Artistas, a Globo lança o Big Brother Brasil, vencida pelo dançarino Kleber, que era um tremendo de um cabeça oca. O sucesso não pára desde então.


O elenco do Big Brother é manjado. Pessoas jovens, bonitas e saradas dominam a casa. A grande maioria já viajou para o exterior e tem curso superior. Lá há sempre a gostosona (puta) que sairá de lá direto para as revistas masculinas, o fortão sem cérebro que faz questão de exibir os músculos e a criatura humilde e batalhadora que só quer “uma oportunidade na vida”, os burros, o negão e as criaturas retardadas.


O Big Brother é um mundo sem regras, onde o importante é jogar para vencer. Os piores defeitos de cada um são transmitidos para todo o Brasil, como a inveja, a mentira, a falsidade e o egoísmo. Jogar não é proibido, mas o público não gosta. O formato do programa eu até acho inteligente, mas tenho que admitir que naquela casa há muita gente fútil, que é só um corpo e nada mais, que não tem conteúdo e que não tem cérebro.


O vencedor é sempre previsível. A criatura burra e humilde sempre vence, tanto que nessa edição não haverá sorteio, pois sempre um dos sorteados chega à final. Lá não é casa de caridade ou a Porta da Esperança. Devia ganhar que foi mais perspicaz, mais inteligente, e é claro que simpatia conta muito. Ninguém quer que uma pessoa nojenta e arrogante vença.


Uma coisa que me enoja é o público. Ele é cruel. Existe muita gente que não cuida da própria vida, vai lá, assiste o programa e condena os outros. Fica julgando os atos de cada um. Vemos isso naquelas propagandas de terça-feira, onde um repórter vai às ruas para saber “quem ele quer que saia da casa”. As pessoas vão lá, julgam os outros, como se elas fossem perfeitas, desprovidas de defeitos.


A maior crueldade é votar em alguém para sair do programa. Ok, ok, tem gente que merece sair de tão desprezível e baixo que é, mas mesmo assim, é acabar com um sonho de alguém. Aquela pergunta do Bial: “quem você quer que saia da casa” para mim pode ser traduzida como “acabe com o sonho de alguém”. Aquela é uma oportunidade única na vida. Saindo de lá, as chances do eliminado ter uma outra chance é de quase zero (sei lá, mesmo que sendo muito raros, milagres acontecem).


Uma das coisas que eu não suporto naquele programa é o Big Boss. Que coisa mais idiota! Os participantes se expõem ao ridículo e a Globo fatura com as ligações do público estúpido que gosta de certa forma, de humilhar os outros. E ainda tem aquela Rafaela do 31. Espero que esse ano ela suma. Que mulher mais chata! E aquela cara de quem teve um orgasmo e não gostou?


O Big Brother está aí. Agora, quando começar, esqueça de cuidar da sua vida e vá cuidar da vida dos outros. O programa pode não acrescentar nada de bom na sua vida, mas e daí? O importante é olhar.


.....


Participantes estereotipados dos BBBs anteriores:


As putas


BBB1: Xaiane

BBB2: Thaís (rainha) e Tarciana (vice-rainha)*

BBB3: Sabrina Sato

BBB4: Antonella e Solange

BBB5: Karla, Tathy Rio (primeira-princesa) e Natália

BBB6: Inês (não vi direito essa edição)


* A participante protagonizou cenas de sexo com o pagodeiro Jefferson (com dois “F”s).


Os fortões cabeça-oca


BBB1: Kleber (rei)

BBB2: Fernando e Fabrício

BBB3: Alan

BBB4: Marcelo Dourado

BBB5: Rogério “G”

BBB6: Daniel DanDan


As criaturas humildes


BBB1: Kleber¹

BBB2: Moisés e Tarciana

BBB3: Elane²

BBB4: Géris, Cida¹ e Tiago² (ambos por sorteio)

BBB5: Jean¹, Aline e Marielza*

BBB6: Mara¹, Agustinho e Lea (feia)


¹: campeão

²: vice-campeão

*: Marielza sofreu um derrame (AVC).


Os retardados, brincalhões


BBB1: Kleber

BBB2: Cida e Tina (minha mestra! Aquela do panelaço)

BBB3: Dhomini (nojo de pessoa)

BBB4: Cida

BBB5: Sammy

BBB6: Rafael


Os mais burros


BBB1: Kleber (rei)

BBB2: (ninguém se destacou)

BBB3: Sabrina

BBB4: Solange (mestra)

BBB5: Aline (uniu-se ao lado errado)

BBB6: (ninguém se destacou também).


Os barraqueiros


BBB1: Cristina

BBB2: Cida e Tina (rainha das panelas)

BBB3: Dhomini

BBB4: Tatiana (machorra) e Marcela

BBB5: Tati Pink

BBB6: Rafael (não muito)

20 comentários:

  1. Vc desenterrou umas criaturas que eu nem lembrava que existiam....outras que só lembro vagamente do nome... huhuhuh bjosss

    ResponderExcluir
  2. Concordo, esse big ai, não é nada de big. Programa que não acrescenta nada. Fútil, pior do que as novelas da Globo.O povo nisso tudo vai novamente se identificar com um dos candidatos. O pior é que de todos, não tem um bom, como tu bem dizes, amigo.
    Essa lista dos perfis é interessante e revela o quão sem cerebro são os participantes.

    ResponderExcluir
  3. Eu nao vou negar, os 6 BBBs anteriores eu assisti. É perda de tempo, eu sei. Mas eu assisti. Mas eu assisti os 2 último já com uma mente mais aberta. Não tem como aquilo ali não ser armação. Parece óbvio que todo mundo ali cumpre um roteiro pré-estabelecido. Algo do tipo. Esse eu tenho certeza que não vou acompanhar igual aos outros. Pra mim já perdeu a graça já.

    ResponderExcluir
  4. hauahauahua amei os rankings!
    BBB confesso q é um vício =/
    Bjussssssss

    ResponderExcluir
  5. cara... falamos sobre a mesma coisa, de modo diferente!!
    show!

    ResponderExcluir
  6. ah, posso linkar seu blog no meu?

    ResponderExcluir
  7. Além de ver um bando de imbecis chamando os participantes do BBB de "Big Brothers" ou "Big Sisters", quando na verdade o Big Brother somos nós, ainda por cima o treco aparee em tudo que é jornal. Tudo bem que o programa tem seu apelo trash, mas não é pra tanto.

    Ah, mas é divertido em certas horas, confesso.

    ResponderExcluir
  8. É um desenho de verdade, sim. Mas a ilusão só acontece quando o trabalho é visto de um determinado ângulo, somente.

    Dê uma olhada no site do cara: é fantástico mesmo.

    E BBB, eu só assisto indiretamente. Pelo menos o povo aqui em casa fica feliz, e disso eu gosto. :D

    ResponderExcluir
  9. Florindo... não vou negar: eu assisto a essa tranqueira.
    mas assito conscientemente, sabendo que é uma tranqueira e que não vale nada e nãoa crescenta muita cosia em nossa vida, a não ser que tem pessoas traíras, mentirosas, vencedoras e perdedoras.
    dahora o texto.
    abraços.

    ResponderExcluir
  10. Sabe qdo a gente naum tem nada pra fazer???
    Eh o jeito assistir o BBB... xD
    Admito q assisto e até gosto, mas naum fico na frente da TV esperando por cada "episódio". Gostei do seu blog.
    Vamos fazer uma parceria???
    Abrazz.

    ResponderExcluir
  11. "submundo dos posers" HAuhUHAuh de submundo eu entendo! Já me misturei a essas criaturas num show do Calypso! HUAhuHauhUAH :P~
    Eu pensei em falar do EMOS mas eles não incomodam ninguém. Só são bizarros, mas não chegam a ser engraçados! huhuhuh bjoss

    ResponderExcluir
  12. Hehehehehehe!! Muito boa análise. Mas parece que neste BBB só teremos as putas e os fortões sem cérebro. Vai ser sem graça, tomara que pelo menos tenha barraco!

    ResponderExcluir
  13. Se eu te disser que não lembro da maioria desses participantes citados vc acredita!!!! Mas foi bom pra refrescar a memória dos pouco que eu ainda lembro!

    ResponderExcluir
  14. Meu amigo, muito bom o seu blog...parabens!

    Já tá nos meu favoritos!
    Abração.

    ResponderExcluir
  15. cara... meu blog está em novo endereço:
    http://bla-blaismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. vc percebeu que nessa "hedissão" eles aboliram a figura do probre coitadinho e batalhador ? acho que cansaram de dar dinheiro pra eles, e já se conformaram que uma das putas (que são absolutamente TODAS IGUAIS) vai embolsar, além do cachê da PLayboy, a dinheirama.

    E quer saber? A porra do fortão idiota é meu vizinho. Ele dá 2 passos pra direita, e soltam fogos aqui do lado de casa. Ninguem merece, né ?

    Ai ai...

    ResponderExcluir
  17. Juliamaris23/1/07 5:32 PM

    hahasahshahshaahshshsahs
    Q comédia...lembrei de um monte de cenas desses figuras huauhahuahuahuah
    adorei o lance de chamar a Solange de mestra da burrice huahuahuahuahuahua
    Maravilhoso!
    Perco meu tempo vendo o bbb admito eh um vicio...!
    BjoO =0

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    eh cada uma que acontece...
    num sei como tem gente que v isso, sem ofenças =)
    Até a Próxima!!! ;)

    ResponderExcluir
  19. ótimo post...é claro que não concordo com tudo e até criticaria algumas coisas que você falou aqui mas não tô afim não , não adianta discutir por isso..mas aposto que você vê ou via o programa mesmo por que só assim para poder criticar...post muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  20. BBB7
    Putas: Fani (declarada) e Flávia;
    Fortões cabeça-oca: Alemão, Cobra e Justin;
    Criatura humilde: Irislene (Siri);
    Retardado brincalhão: na minha opinião ninguém.
    Mais burros: Fani (a puta), Carol (e ainda acha que sabe tudo), Airton(voltou aoprograma e não soube aproveitar a chance que teve)e Bruna(a gorda);
    Barraqueiros: Siri ( Irislene Stefanelli) e Alemão ( Jhonny Bravo);

    ResponderExcluir